01 agosto 2009

Porque não deitar fora os cartuchos vazios?

Preocupação Económica
Valorizamos os seus tinteiros.

Preocupação Ambiental
Proteger o ambiente diminuindo o impacto negativo do lixo (cartuchos) no planeta, pelo facto de que:
Estes produtos não são biodegradáveis: cada cartucho leva mais de 500 anos a degradar-se.
Os materiais que entram na sua composição são matérias-primas escassas (exemplo: cada cartucho necessita de 5 litros de petróleo para ser fabricado).
A poupança destes materiais é potenciada pelo facto de que cada cartucho de tinta pode ser reutilizado até 6 vezes.

Preocupação com o crescimento do "mercado deste lixo informático"
Estima-se que:
Em 2002 cerca de 2 milhões de cartuchos eram lançados mensalmente para o lixo em Portugal, comparativamente com os 300 mil de 1994.
No entanto, a quantidade de cartuchos reciclados em Portugal, é de apenas 1%, percentagem muito insignificante quando comparada com outros países (por exemplo, Estados unidos >50%, Espanha e França 7-10%, Alemanha 22%, Suíça 28%, ...)
Para os restantes 99%, o destino mais usual é o caixote do lixo por falta de sensibilização e informação sobre esta matéria.
É de realçar o caso interessante dos Estados Unidos da América: além de terem a mais alta taxa de reciclagem do Mundo (superior a 50%) existem modelos de tinteiros e toners com preços idênticos, entre reciclados e originais, com vendas superiores para os reciclados, o que demonstra a qualidade dos mesmos e a preocupação ambientalista esclarecida dos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário